Links de Acesso

Estados Unidos e Cuba trabalham “numa agenda ambiciosa para o avanço das relações”


A responsável pelos assuntos com os Estados Unidos no ministério cubano dos Negócios Estrangeiros diz que os dois países têm uma agenda "muito ambiciosa" para avançar com as suas relações nos meses finais da presidência de Barack Obama.

Os dois lados trabalham em prol da cooperação em matéria de aplicação de leis, medicina e agricultura disse Josefina Vidal, após reunir, segunda-feira, com uma delegação americana, em Havana.

Hoje, o secretário-adjunto americano para a segurança nacional, Alejandro Mayorkas, de origem cubana, vai reunir com funcionários do Ministério do Interior de Cuba, tendo como tópicos a luta contra os traficantes de drogas, crimes cibernéticos, luta contra o terrorismo e imigração ilegal.

Segundo o Departamento de Estado, as próximas reuniões abordarão os direitos humanos e resolução de reclamações financeiras.

Os Estados Unidos e Cuba restabeleceram as relações diplomáticas em Julho de 2015 depois de 54 anos de corte. A visita de Obama em Março ajudou na normalização das relações.

Vidal disse que que o progresso será gradual, mas o importante é que a normalização das relações foi iniciada. Ela manifestou a esperança da continuidade das relações após as eleições americanas em Novembro.

XS
SM
MD
LG