Links de Acesso

Cuba: Raúl Castro propõe “sangue novo” na liderança do Partido Comunista


Raúl Castro
Raúl Castro

Membros do partido receberam a proposta em silêncio...

Os futuros líderes do partido comunista de Cuba deveriam se aposentar aos 70 anos de idade para permitir a entrada de novos rostos, disse, ontem, 16, o presidente Raúl Castro.

Segundo escrevea Reuters, Castro sugeriu que os membros mais velhos do partido que esperam a promoção para a liderança podem brincar com seus netos em vez disso.

Os actuais líderes cubanos incluem vários septuagenários ou octogenários veteranos da revolução de 1959 encabeçada por Fidel Castro.

Raúl Castro tem 84 anos e após a sua reforma do governo, em dois anos, o país provavelmente será liderado por alguém com um apelido diferente, pela primeira vez, desde que seu irmão derrubou um governo pró-Estados Unidos, há cerca de 60 anos.

As declarações de Castro, num discurso de duas horas, na abertura do congresso do Partido Comunista, realizado duas vezes por década, foram recebidas silenciosamente, provavelmente porque alguns membros ficaram desapontados com a ideia.

Perante o silêncio, Castro disse "estão sérios! Que silêncio causa esse assunto. Não achem que porque vocês não podem estar na liderança do país, não podem fazer nada".

XS
SM
MD
LG