Links de Acesso

Washington DC sob ameaça do Estado Islâmico


EI ameaça atacar Washington DC
EI ameaça atacar Washington DC

O Estado Islâmico alertou em um novo vídeo divulgado nesta Segunda-feira que os países que participam dos ataques aéreos contra a Síria terão o mesmo destino da França, e ameaçou atacar Washington.

O vídeo, que foi divulgado em um site usado pelo grupo radical para publicar suas mensagens, começa com o noticiário sobre os ataques de sexta-feira em Paris, que mataram pelo menos 129 pessoas.

A mensagem às nações envolvidas no que chamou de “campanha da cruzadas” foi feita por um homem vestido com uniforme militar e um turbante, e identificado nas legendas como "Al Ghareeb, O Argelino".

"Dizemos aos Estados que participaram na campanha de cruzada que, por Deus, vocês terão um dia a vontade de Deus, como a França, e por Deus, como atingimos a França em seu centro em Paris, então juramos que vamos atingir a América em seu centro em Washington", disse um homem no vídeo.

Não foi possível verificar de imediato a autenticidade do vídeo, que afirma ser obra de combatentes do Estado Islâmico na província iraquiana de Salahuddine, ao norte de Bagdá.

O governo francês classificou os atentados parisienses de ato de guerra e afirmou que não irá pôr fim aos ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

Caças franceses lançaram seus maiores bombardeios em território sírio até o momento no domingo visando a cidade de Raqqa, o bastião da facção extremista. A operação foi realizada em coordenação com forças dos Estados Unidos.

A polícia fez batidas em casas de supostos militantes islâmicos em toda a França de domingo para segunda-feira.

Na gravação, "Al Ghareeb, O Argelino", também alertou a Europa de que mais atentados estão a caminho.

“Digo aos países europeus que estamos chegando, chegando com bombas ocultas e explosivos, chegando com cinturões de explosivos e silenciadores (de armas), e vocês serão incapazes de nos deter, porque hoje somos muito mais fortes do que antes”, disse.

Aparentemente se referindo às conversas internacionais para encerrar a guerra na Síria, outro homem, identificado no vídeo como ‘Al Karrar, O Iraquiano’, diz ao presidente francês, François Hollande, “decidimos negociar com você nas trincheiras, e não nos hotéis”.

Com Reuters.

XS
SM
MD
LG