Links de Acesso

Obama promete dar caça a responsáveis pelo ataque de Paris


Presidentes da Turquia Recepçe Erdogan (`esquerda) e dos Estados Unidos, Barack Obama
Presidentes da Turquia Recepçe Erdogan (`esquerda) e dos Estados Unidos, Barack Obama

Ataque foi contra " o mundo civilizado", diz presidente americano

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama prometeu ajudar a França a capturar os autores dos ataques de Sexta-feira em Paris, acrescentando planear aumentar os esforços para se eliminar o “Estado Islâmico”.

Obama falava hoje após se reunir com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan no início da cimeira do G-20 na cidade de turca de Antalya.

Os ataques em Paris estão agora no topo da agenda dos líderes do G-20 que deveriam estar centradas no comércio energia e mudanças climáticas.

“Vamos aumentar os nossos esforços trabalhando com outros membros da coligação para se alcançar uma transição pacífica na Síria e para se eliminar o Daesh (o Estado Islâmico) como uma força que pode causar tanta dor e sofrimento aos habitantes de Paris e Ankara e outras partes do mundo”, disse o presidente americano numa referência a um outro recente ataque terrorista na capital turca Ankara em que mais de 100 pessoas morreram

“A morte de pessoas inocentes, com base numa ideologia distorcida, é um ataque não só contra a França, não só contra a Turquia, mas é um ataque contra o mundo civilizado”,” disse .

O Estado Islâmico reivindicou responsabilidade por ambos os ataques.

Pouco antes de deixar a Casa Branca o Presidente Obama tinha-se reunido com os seus conselheiros de segurança para receber uma avaliação sobre os ataques.

Analistas afirmam que Obama é agora obrigado a aumentar a campanha contra o Estado Islâmico e a cimeira de dois dias constitui uma oportunidade para discutir com outros dirigentes as opções que existem.

XS
SM
MD
LG