Links de Acesso

Empresa estatal angolana Sodiam cessa participação em holding de marido de Isabel dos Santos


Isabel dos Santos com o marido Sindika Dokolo.
Isabel dos Santos com o marido Sindika Dokolo.

A Sociedade Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam EP) anunciou neste Sábado 2 de Dezembro, em Luanda, a sua saída da sociedade de direito maltês Victoria Holding Limited do Grupo Joalheiro De Grisogono.

Em nota da Sodiam à agência de notícias de Angola, Angop, a decisão foi tomada pelo conselho de administração da empresa na sua sessão extraordinária, tendo adoptado um conjunto de deliberações, por razões de interesse publico e de legalidade.

A mesma nota refere que a participação da Sodiam EP na Victoria Holding Limited, e indirectamente no Grupo Joalheiro de Grisogono, gerou, desde a sua constituição em 2011, exclusivamente custos para a Sodiam.

Segundo escreve a Angop, o novo conselho de administração da Sodiam, que foi nomeado no dia 3 de Novembro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, e tomou posse três dias depois, defendeu melhorias no sistema de comercialização dos diamantes explorados no país e a implementação de boas regras no mercado de comercialização, como medidas que vão permitir estruturar melhor o sector e aumentar os níveis de produção.

A Angop acrescenta que a produção diamantífera de Angola está na ordem dos nove milhões de quilates/ano.

Qual a relação Victoria Holding Ltd e Grisogono

Segundo um artigo da revista Forbes, a Victoria Holding Ltd. adquiriu mais de 70 por cento da joalharia suíça Grisogono em 2012. A Victoria Holding Ltd., por seu turno, pertencia equitativamente à Sodiam, empresa que comercializa os diamantes do estado angolano, e à Melbourne Investments, empresa que pertence a Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos.

XS
SM
MD
LG