Links de Acesso

Artigo de Isabel dos Santos sobre nepotismo provoca reacções


Luaty Beirão
Luaty Beirão

Luaty Beirão e Alexandre Neto Solombe reforçam tese de nepotismo

A empresária Isabel dos Santos afirma que a sua "competência não está em questão" e que não é "apropriado" relacionar ser filha do ex-chefe de Estado angolano e os resultados da liderança de 17 meses na Sonangol.

A posição de Santos está expressa numa carta em jeito de direito de resposta a um editorial do Jornal de Angola, assinado pelo director, Victor Silva.

Isabel dos Santos
Isabel dos Santos

A resposta da filha de José Eduardo dos Santos tem sido alvo de várias reacções, e virtude de ter sido feita no jornal público.

Reacçoes a declarações de Isabel dos Santos - 1:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:20 0:00

Em reacção às palavras de Isabel dos Santos, segundo as quais não foi nomeada por seu pai, José Eduardo dos Santos, por nepotismo tendo em conta os resultados por si apresentados à frente da Sonangol, o economista e jornalista Alexandre Neto Solombe afirma que as contas apresentadas por ela não foram auditadas e não se sabe a veracidade das mesmas.

Para Solombe houve um “um claro acto de nepotismo na nomeação de Isabel dos Santos”.

Alexandre Neto Solombe
Alexandre Neto Solombe

O activista e rapper Luaty Beirão também é de opinião que a nomeação da Isabel dos Santos foi favorecida pelo seu pai.

“Competência realmente não mostrou e houve nepotismo, sim”, reforça Luaty.

O editorial assinado pelo novo diretor do Jornal de Angola Victor Silva, publicado a 19 de Novembro, relacionava a exoneração de Isabel dos Santos da Sonangol por ser uma "pessoa politicamente exposta” e recusava haver um conflito político entre o Presidente angolano e o ex-chefe de Estado José Eduardo dos Santos, que se mantém como líder do Movimento Popular de Libertação de Angola.

XS
SM
MD
LG