Links de Acesso

Eleições no Quénia: Kenyatta tenta recandidatura, Odinga corre pela quarta vez


Eleitores na fila para votar em Gatundu, condado de Kiambu, Quénia, Ago. 8, 2017.
Eleitores na fila para votar em Gatundu, condado de Kiambu, Quénia, Ago. 8, 2017.

Os quenianos elegem, neste 8 de Agosto de 2017, o Presidente do país, em torno de uma campanha eleitoral turbulenta numa nação vital economicamente para a região nordeste do continente.

Os eleitores começaram a alinhar-se ainda de madrugada, para descarregar o seu voto. Muitos dizem ter esperado três horas e meia para fazê-lo.

As eleições deste ano, são as segundas consecutivas entre o actual Presidente, Uhuru Kenyatta, de 55 anos, e o seu rival de longa data, Raila Odinga, de 72 anos, que corre à Presidência pela quarta vez.

Kenyatta tem o apoio da etnia maioritária no país, os Kikuyu, Odinga por sua vez é o favorito do povo Luo.

Eleições no Quénia – eleitores começaram a alinhar-se de madrugada para escolher entre Kenyatta e Odinga
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:01 0:00

A campanha ficou marcada por acusações de fraude eleitoral, feitas por Odinga contra o Presidente, e também pelo assassinato de uma alta autoridade eleitoral. O clima de tensão levantou preocupações de que se possa voltar à crise de 2007, quando mais de mil e cem pessoas morreram e 600 mil fugiram, como resultado de uma onda de violência étnica.

Nesse sentido, o antigo Presidente americano, Barack Obama, cujo pai nasceu no Quénia, deixou uma mensagem ao povo queniano, apelando à tranquilidade e a um processo pacífico e pedindo a todos os quenianos que rejeitem a violência e o seu incitamento”.

Milhares de observadores eleitorais estão em todo o país, incluindo o antigo Secretário de Estado da Administração Obama, John Kerry.

As mesas de voto fecham às 5 tarde, hora local. Os resultados deverão sair na Sexta-feira, 11 de Agosto.

XS
SM
MD
LG