Links de Acesso

Eleições Cabo Verde: MPD à procura do regresso ao poder


MPD apela à mudança em Cabo Verde
MPD apela à mudança em Cabo Verde

O maior partido da oposição apresenta-se com o slogan Mesti Muda “Precisa Mudar”, por entender que o partido do governo falhou na condução do país em todos os sectores.

25 Jan 2011 - O Movimento para a Democracia – MPD – entra na corrida eleitoral em todos os círculos, 10 do no país e 3 no estrangeiro. O maior partido da oposição apresenta-se com o slogan Mesti Muda, “Precisa Mudar”, por entender que o partido do governo falhou na condução do país em todos os sectores.

Por isso, o presidente do MPD, Carlos Veiga, que já foi primeiro-ministro durante 10 anos na década de 90, promete novo rumo para o desenvolvimento do país. Considera que o seu partido está preparado para governar e resolver os problemas das populações.

Na educação, o MPD promete fazer reforma visando alargar o ensino obrigatório e gratuito de 12 anos, para que os alunos aprendam pelo menos quatro línguas, ciências e matemática. Dessa forma ressalva Carlos Veiga, os jovens sairiam melhor preparados para ingressar vida profissional ou então no ensino superior.

O presidente do MPD diz que o seu partido caso seja governo, irá aumentar investimentos na educação. "É preciso apostar na qualificação e motivação dos professores, pois só assim avança, os mesmos poderão contribuir para que se tenha um ensino de qualidade", diz .

Ainda relativamente a educação, o líder do Movimento para a Democracia fala na criação de um fundo de garantia do estado ajudar que os jovens tenham acesso ao ensino, bem como a atribuição de 50 bolsas de mérito para os estudantes se formarem nas melhores universidades.

Na área da saúde, segundo Carlos Veiga, o MPD promoverá a universalidade de acesso aos cuidados de saúde para servir todos os cidadãos. A promoção do sistema misto público/privado tanto em termos de iniciativa como de investimentos, de forma a evitar certas evacuações para o estrangeiro por falta de meios de diagnostico.

O MPD propõe igualmente a instalação de um parque científico e tecnológico na cidade da Praia. Tal como os outros partidos concorrentes as eleições legislativas de 6 de Fevereiro, o Movimento para a Democracia defende a regionalização do país, afim de dar mais autonomia administrativa e financeira as ilhas do arquipélago, das quais nove habitadas.

No que se refere ao sector energético, em que na óptica de Carlos Veiga o actual governo falhou, o MPD promete investir para o reforço da produção e distribuição de energia eléctrica. O recurso as novas tecnologias será também uma aposta nessa área.

Movimento para a Democracia na estrada a tentar convencer o eleitorado a votar no seu projecto, que segundo Carlos Veiga, é o melhor para o país.

XS
SM
MD
LG