Links de Acesso

Donald Trump quer fundos do Congresso para combater coronavírus


Donald Trump em Nova Deli, Índia
Donald Trump em Nova Deli, Índia

Democratas do Congresso dizem que o governo Trump falhou em responder rapidamente à propagação do vírus, incluindo a divulgação pessoal de informações falsas quando Trump disse que o coronavírus iria parar em abril, quando a temperatura subisse.

A crise global da saúde é mais uma batalha na guerra entre Trump e o Congresso, depois que os democratas não conseguiram destituir o Presidente num julgamento de impugnação no Senado no início deste ano.

Trump disse terça-feira em conferência de imprensa em Nova Deli que, enquanto os EUA estão em boa forma em termos de contenção, "fazemos negócios com muitos outros países, cuidamos, trabalhamos com outros países, queremos que outros países sejam felizes, saudáveis e estejam bem. "

As últimas garantias do Presidente sobre o vírus ocorreram após um dia difícil no mercado de ações dos EUA. O Dow Jones teve seu declínio diário mais acentuado desde 2018, por entre crescentes temores globais sobre a disseminação do coronavírus. Os Estados Unidos têm 14 casos confirmados do vírus, de acordo com o Centro de Controlo das Doenças.

A solicitação de financiamento de emergência de 2,5 mil milhões de dólares que a admnistração enviou ao Congresso na segunda-feira está dividida entre 1,25 mil milhões de dólares em novos fundos de emergência e 1,25 mil milhões de dólares em fundos que serão desviados de outros programas federais.

O governo quer também que os congressistas transfiram 535 milhões de dólares em financiamento destinado ao tratamento e prevenção do vírus Ébola para o combate ao coronavírus.

Os democratas disseram que a estratégia é inadequada

"Muito pouco, muito tarde", disse o líder da minoria do Senado, Chuck Schumer, sobre o pedido de financiamento de emergência do presidente na segunda-feira. "Não vimos nenhum sinal de que o Presidente Trump tenha algum plano ou urgência para lidar com a disseminação do coronavírus - precisamos de uma liderança real e rápida."

Num tweet na terça-feira, Trump caracterizou as críticas de Schumer como "apenas para fins publicitários".

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que o pedido não faz sentido após os cortes orçamentários propostos pelo governo Trump em 2021 para o Centro de Controle de Doenças (CDC), o Instituto Nacional de Saúde (NIH) e outras agências importantes que lidam com a crescente ameaça.

"Os americanos precisam de uma resposta coordenada, totalmente financiada e de todo o governo para os manter a eles e seus entes queridos a salvo", disse Pelosi em comunicado na segunda-feira. "A solicitação do Presidente de financiamento para resposta a coronavírus está muito atrasada e é completamente inadequada para a escala desta emergência".

Pelosi disse que a Câmara dos Representantes, de maioria democrata, trabalhará rapidamente para mover seu próprio pacote de financiamento que "lida totalmente com a escala e a seriedade desta crise de saúde pública".

Mas os republicanos do Senado dizem que estão satisfeitos com a resposta do governo após uma reunião à porta fechada sobre o coronavírus na terça-feira.

"A administração está em cima do assunto", disse o senador republicano Bill Cassidy, que também é médico. "Eles adaptam-se conforme necessário, tentando alocar recursos onde são mais eficazes."

Cassidy observou que, se a atual solicitação de financiamento de emergência da administração não for adequada, mais fundos poderão ser adicionados à contínua resolução que os legisladores antecipam financiará o governo, bem como a solicitação de orçamento para 2021 que também está a ser negociada.

"Vamos ver como isso evolui e depois podemos facilmente adicionar mais dólares", disse ele.

O senador democrata Dick Durbin disse que, embora a solicitação de orçamento do governo para 2021 fosse "completamente atrasada" em termos de corte de financiamento para as principais agências de saúde dos EUA, era difícil dizer se a solicitação de financiamento de emergência seria suficiente para enfrentar a ameaça.

"Não sei se é o suficiente", disse Durbin a repórteres na terça-feira. "Não sei se alguém sabe se é o suficiente. Mas falar de 2 mil milhões de dólares de início não é uma quantia irracional".

XS
SM
MD
LG