Links de Acesso

Dezenas de camiões com madeira retidos em Malanje


Motoristas retidos há mais de 20 dias queixam-se de falta de condições

Mais de 30 camiões com madeira em trânsito para Luanda retidos em Malanje estão a ser descarregados desde segunda-feira, 26, num parque improvisado na cidade, aguardando por decisões de uma comissão que deve vir da capital angolana.

Dezenas de camiões com madeira retidos em Malanje - 2:38
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:38 0:00

O transporte da carga proveniente das províncias da Lunda-Sul e Moxico, de acordo com o chefe de Departamento Provincial do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Tomás Mizalaque, viola o decreto presidencial e a legislação complementar que interditam a campanha de exploração e transporte de madeira.

Entre a madeira apreendida está a cortada que não consta da lista de recursos florestais proibidos pelo Ministério da agricultura e Florestas.

“Estamos neste momento com 37 camiões parados e um volume de madeira de 973 metros cúbicos, toda a madeira é variedade mussive, os camiões vêm maioritariamente do Moxico e parte deles da Lunda-Sul”, disse.

“O Decreto Presidencial, a circular do IDF e o ofício do ministro (da Ministério da agricultura e florestas), simplesmente mandam parar a madeira que está preparada em bloco e madeira em touro”, lembrou.

Os camionistas estão retidos em Malanje há mais de 20 dias e mostram-se constrangidos com as exigências do Governo.

“Neste momento estamos aqui há 26 dias, calhou-nos muito mal porque estamos fora da família”, lamentou Jika Gomes, acrescentado que “por causa dessa situação já tivemos colegas doentes”.

“Onde os homens da Polícia Fiscal e IDF nos colocaram não há condições”, denunciou.

Há insatisfação por parte dos motoristas quanto às obrigações impostas pelas entidades locais para a descarga do produto.

A Escola Mbindi Emílio, pertencente a Unta-Confederação Sindical escolhida como parque para acomodação da madeira apreendida, segundo eles, não tem condições para o acesso normal de viaturas de grande porte

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG