Links de Acesso

Desalojados do Zango 1 à espera de casasa desde 2017


Em 2017, os moradores do Zango 1, em Luanda, viram as suas habitações demolidas e foram transferidos para o bairro Kassaka Dois com a promessa de que isso seria temporário.

Desalojados do Zango esperam pelo prometido há três anos - 1:50
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:50 0:00

Hoje continuam à espera e a situação no Kassaka Dois, um descampado entre o Zango Quatro e o Calumbo nos arredores de Luanda vai se agravando a cada dia que passa.

Os moradores dizem que com a pandemia da Covid-19, a situação piorou.

"Estamos a caminho de cinco anos e a situação aqui só agrava-se, sobretudo para as nossas crianças”, disse um morador que pediu o anonimato, avisando que se alguem contrair a doença “tudo acaba, porque estamos muito ligados, num quintal estão quase 20 famílias”.

“Estamos muito inseguros não há nada aqui para proteção da covid 19, aqui não há água, não há álcool em gel, não há sabão, não há nada e depois assim como estamos, as empresas a fecharem todos os jovens estamos parados", denunciou a mesma fonte.

Uma moradora mostrou-se indignada pelo facto do Governo continuar a ignorar a situação dos moradores.

"Mas então será que o Governo não nos conhece? Caso contrário que venha para nos tirar daqui, deste sofrimento que não para”, disse.

“A Covd 19 aqui só Deus (nos pode salavar), não temos segurança nenhuma, as casas aqui são de pano como é que vamos prevenir desta doença? Não dá", afirmou a moradora.
.
A revolta estendu-se aos jovens.

"Já estamos aborrecidos de tantas promessas, então se há casas aqui no Zango construídas com dinheiro do Estado não dão às pessoas por quê? Temos que sofrer assim tanto nestas bate-chapas", perguntou um jovem que se identificou como João.

A VOA tentou contactar a administração municipal de Viana, mas sem sucesso.

XS
SM
MD
LG