Links de Acesso

Desalojados da ilha de Luanda descontentes com novas casas no Zango


Casas não têm água e não há escolas
Casas não têm água e não há escolas

As autoridades angolanas entregaram nesta quinta-feira, 3, a 230 famílias que em 2009 foram retiradas da Ilha de Luanda, casas na zona de Luanda Limpa, no Zango 4.

Na altura foram retiradas cerca de três mil famílias, segundo os moradores, mas o Governo diz ter cadastrado apenas 1.400.

Desalojados da ilha de Luanda descontentes com novas casas - 2:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:35 0:00

Júlio Carvalho, assessor do governador de Luanda, diz não saber precisar se “dentro de três ou quatro meses, as outras casas estarão prontas”.

Os beneficiados criticam no entanto a qualidade das casas

"Depois de 10 anos à esperade receber estas casinhas, é so ja receber por receber, mas sei qual o crime que cometemos, este Governo nos colocar nestas casinhas, sem água, sem escola, como manter higiene neste lugar”, perguntou uma moradora enquanto outro residente lembrou que “não há escola”.

Mas há quem gostou do que encontrou.

"Gostei e agradeço a Deus por tocar os nossos governantes, da maneira que chegamos aqui gostando ou não temos so que nos contentarmos", afirmou outro.

Quanto à falta de água e de escolas,o assessor do governador de Luanda, Julio Carvalhodise que “água é um problema que a breve trecho poderá ser resolvido” e acrescentou que “aqueles com possibilidades devem dar acabamento às suas casas"

"Os pais vieram para cá, mas as crianças ficam lá para concluir o ano com os parentes, está acautelado, ja conversamos com as famílias", concluiu Carvlho, mas um morador disse não ser esse o entendimento da comunidade.

XS
SM
MD
LG