Links de Acesso

Deputados do Namibe posicionam-se frente à despenalização do aborto


Parlamentar da CASA-CE defende a penalização do aborto e colega da MPLA pede reflexão

O deputado da CASA-CE pela província do Namibe Sampaio Mucanda disse que vai votar contra um projecto de lei que prevê a legalização do aborto, enquanto o seu colega do MPLA João Guerra afirma tratar- se de uma questão “muito delicada” que merece reflexão.

Deputdos do Namibe comentam nova lei do aborto -1:26
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:26 0:00

Os dois reagiam a declarações da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) que apelou os legisladores que professam a fé cristã a que reflictam com responsabilidade antes de votarem o pacote de leis aprovadas nos últimos dias pelo Conselho de Ministros no quadro do novo código penal.

O bispo da Diocese do Uige, Dom Emilio Simbolelo, advertiu que a decisão dos deputados não deve ferir a honra e a expectativa da população que votou neles a 23 de Agosto do ano transacto.

Os bispos dizem que estão atentos à mão invisível do Ocidente que se presume estar a instigar os governos africanos para a legalização do aborto a pretexto dos direitos humanos.

João Guerra
João Guerra

O deputado João José Guerra de Freitas, da bancada do MPLA, pelo círculo provincial do Namibe disse à VOA que os deputados e fiéis cristãos estão atentos e consideram ser um caso muito delicado para um país maioritariamente cristão.

Já o deputado da bancada parlamentar da CASA CE, Sampaio Manuel Mucanda, igualmente do círculo provincial do Namibe, disse que não vai votar a favor do aborto por ser cristão.

l Sampaio Mucanda
l Sampaio Mucanda

"Sou cristão assumido e não pactúo com a legalização do aborto”, garantiu.

XS
SM
MD
LG