Links de Acesso

Decisão do Supremo "viola a dignidade da pessoa humana", diz defesa de Lula da Silva


Defesa de Lula promete lutar
Defesa de Lula promete lutar

Advogados de defesa dizem que vão esgotar todos os meios legais

A defesa do antigo Presidente brasileiro Lula da Silva divulgou nesta quinta-feira, 5, uma nota em que revela que vai tomar "todas as medidas legalmente previstas" para evitar a prisão do histórico dirigente do PT.

A defesa considerou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de negar o habeas corpus preventivo ao a Lula da Silva "viola a dignidade da pessoa humana".

"A defesa irá tomar todas as medidas legalmente previstas para evitar que a antecipação da pena imposta automaticamente pelo TRF4 seja executada porque é incompatível com a Constituição Federal e com o carácter ilegal da decisão que condenou Lula por crime de corrupção baseado em 'actos indeterminados' e sem a comprovação de qualquer solicitação ou recepção de vantagem indevida", lê-se na nota assinada pelos advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins,

Na madrugada de hoje e depois de 11 horas de julgamento, os juízes do STF rejeitaram por 6 votos a 5, o pedido da defesa de Lula para que ele não fosse preso, mesmo após a condenação a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

A defesa do antigo Presidente considerou que ele não poderia ser preso enquanto ainda houver possibilidades de recurso na Justiça.

Com a decisão do STF de permitir a prisão de Lula, caberá agora ao TRF-4 determinar quando ele deverá iniciar a pena.

Embora o TRF-4 já tenha negado, no último dia 26, um recurso ao próprio tribunal contra a condenação, a defesa já manifestou intenção de apresentar um segundo recurso, cujo prazo termina a 10 de Abril.

A ordem final para a prisão do antigo Presidente caberá ao juiz de Curitiba Sérgio Moro, que condenou Lula da Silva na primeira instância.

XS
SM
MD
LG