Links de Acesso

David Julius e Ardem Patapoutian ganham Nobel da Medicina


David Julius (esq) e Ardem Patapoutian(dir), vencedores do Nobel da Medicina de 2021
David Julius (esq) e Ardem Patapoutian(dir), vencedores do Nobel da Medicina de 2021

Os dois cientistas americanos receberam o prémio pelas descobertas sobre receptores de temperatura e toque no corpo humano.

A Academia Real das Ciências da Suécia atribuiu nesta segunda-feira, 4, o Prémio Nobel de Medicina a David Julius e Ardem Patapoutian pelas descobertas sobre receptores de temperatura e toque no corpo humano.

De acordo com o anúncio da Academia, as descobertas explicaram como o calor, o frio e o toque podem iniciar sinais no nosso sistema nervoso.

"Os canais identificados são importantes para muitos processos fisiológicos e condições de doença", afirma o Comité Nobel, que destaca ainda que o conhecimento está a ser usado para desenvolver tratamentos para uma série de doenças, incluindo dores crónicas.

Na base da premiação, o Comité realça que David Julius utilizou a capsaicina, um composto da pimenta malagueta que induz uma sensação de queimadura, para identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor, enquanto Ardem Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos.

“Estas descobertas revolucionárias lançaram actividades de pesquisa intensas, levando a um rápido aumento da nossa compreensão de como nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos. Os laureados identificaram elos essenciais que faltavam em nossa compreensão da complexa interação entre nossos sentidos e o meio ambiente", conclui a nota.

Natural de Nova Iorque, David Julius é doutorado pela Universidade da Califórnia e tem um pós-doutoramento na Universidade de Columbia.

Na actualidade é professor da Universidade da Califórnia em San Francisco.

Ardem Patapoutian nasceu Beirute, doutorou-se pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia e tem um pós-doutoramento na Universidade da Califórnia,

É actualmente cientista e professor na Scripps Research, Califórnia, e pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes, em Maryland.

XS
SM
MD
LG