Links de Acesso

Cristiano Ronaldo, melhor do Mundo pela terceira vez


Cristiano Ronaldo conquista terceira Bola de Ouro. O onternacional português joga no Real Madrid. Suíça Janeiro 2015
Cristiano Ronaldo conquista terceira Bola de Ouro. O onternacional português joga no Real Madrid. Suíça Janeiro 2015

Messi ficou em segundo lugar e Neuer em terceiro.

Cristiano Ronaldo é o vencedor da Bola de Ouro 2014. O português conquistou pela terceira vez o prémio para o melhor jogador do mundo.

Ronaldo, que já tinha vencido em 2013 e em 2008, levou a melhor sobre Manuel Neuer e Lionel Messi, os outros finalistas. O argentino foi segundo e o alemão terceiro.

Cristiano Ronaldo mostrou-se muito feliz com a conquista da terceira Bola de Ouro mas deixou claro que a sua ambição não fica por aqui. "Espero apanhar o Messi já na próxima época", disse.

Com esta vitória, Cristiano Ronaldo junta-se a um número restrito de jogadores que conquistaram o troféu por três vezes como Cruyff, Platini, Van Basten ou Messi.

No ano passado, Ronaldo foi o melhor marcador da Liga espanhola com 31 golos em 30 jogos tendo sido determinante na caminhada do Real Madrid para a conquista da décima Liga dos Campeões. Para além de conquistar a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes, Cristiano Ronaldo foi ainda o melhor marcador da Liga dos Campeões com 17 golos.

Antes, na cerimónia de premiação da Fifa, a alemã Nadine Kessler foi considerada a vencedora da Bola de Ouro 2014 para a melhor jogadora do mundo.

A jogadora do Wolfsburgo ganhou na corrida à brasileira Marta e à norte-americana Amy Wambach, as outras finalistas.

James Rodríguez vence o Prémio Puskas com o melhor golo do ano.

O técnico alemão e campeão do mundo, Joachim Löw, foi o melhor da categoria.

O Prémio Fair Play da FIFA é entregue aos voluntários que cooperaram nos torneios organizados pela instituição.

O jornalista japonês Hiroshi Kagawa foi distinguido com o Prémio Presidencial FIFA,

Na cerimónia, foi também anunciada a equipa do ano: Neuer; Lahm, Thiago Silva, David Luiz e Sergio Ramos; Kroos, Di María e Iniesta; Ronaldo, Messi e Robben.

Língua portuguesa domina Bola de Ouro

Com o terceiro troféu de CR7, Portugal e Brasil totalizam agora juntos dez troféus, cinco Bolas de Ouro para cada um e distanciaram-se dos vencedores de língua inglesa (oito troféus), de língua alemã (sete troféus), de língua holandesa (sete troféus), língua espanhola (sete troféus) e língua francesa (seis troféus).

Eusébio da Silva Ferreira foi o jogador de língua portuguesa a conquistar a Bola de Ouro, em 1965, numa altura em que o troféu era entregue apenas a jogadores a actuar na Europa. Seguiram-se depois Ronaldo o “fenómeno” em 1997, e Rivaldo, em 1999, antes de Luís Figo, em 2000, receber a segunda Bola de Ouro para Portugal.

Dois anos depois de Figo vencer a Bola de Ouro em 2000, foi a vez de Ronaldo, em 2002, voltar a vencer o troféu desta vez como jogador do Real Madrid. Em 2005, Ronaldinho venceu a Bola de Ouro enquanto que Kaká, em 2007, venceria o troféu antes da primeira vez de Cristiano Ronaldo em 2008.

Com a conquista da terceira Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo colocou a língua portuguesa como o idioma “oficial” dos melhores jogadores do mundo, sem nunca esquecer míticos jogadores como Pelé, Paulo Futre, Rui Costa, Deco, Roberto Carlos, que falavam a língua de Camões mas que não venceram o troféu.

Curiosamente, na página oficial da FIFA a língua portuguesa foi excluída após o Mundial 2014, em detrimento da língua russo.

VOA com SAPO Desporto
XS
SM
MD
LG