Links de Acesso

Coreia do Norte testa mais mísseis, violando promessa a Trump


Fotografia da KCNA mostrando um teste da Coreia do Norte, a 16 de Agosto de 2019.
Fotografia da KCNA mostrando um teste da Coreia do Norte, a 16 de Agosto de 2019.

A Coreia do Norte realizou outro lançamento de mísseis balísticos, violando uma aparente promessa ao presidente dos EUA, Donald Trump, de abster-se de tais testes, após a conclusão dos exercícios militares norte-americanos e sul-coreanos.

O governo do Japão informou, pela primeira vez, o lançamento no início de sábado. Os militares da Coreia do Sul confirmaram o teste minutos depois, dizendo que a Coreia do Norte disparou as armas da província de Hamgyong do Sul para o mar ao largo de sua costa oriental.

Os projécteis, avaliados como "mísseis balísticos de curto alcance", percorreram cerca de 380 quilómetros, atingindo uma altitude de 97 quilómetros, indica um comunicado do Estado-Maior da Coreia do Sul.

"Estamos cientes de relatos de um lançamento de mísseis da Coreia do Norte e continuamos a monitorar a situação. Estamos em consultas com os nossos aliados japoneses e sul-coreanos", disse um oficial sénior dos EUA à VOA.

Após uma reunião de emergência, o Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul expressou "forte preocupação" de que a Coreia do Norte continue a disparar projéteis, apesar do fim dos exercícios militares norte-americanos e sul-coreanos.

XS
SM
MD
LG