Links de Acesso

Condenação de Lula afecta eleições de 2018

  • Bárbara Ferreira Santos

Luiz Inácio Lula da Silva

Movimentos de esquerda ligados ao PT já articulam uma série de manifestações contra a decisão de Moro.

A condenação do antigo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afecta directamente as eleições de 2018 e pode mudar o rumo da corrida eleitoral.

Isso porque, na sentença que condenou Lula, o juiz federal Sérgio Moro impôs, além dos cerca de 10 anos de prisão, uma pena extra para que o antigo presidente não possa exercer cargo ou função pública nos próximos 19 anos.

Há, portanto, a chance real de Lula ficar inelegível, explica o professor do curso de Direito da Universidade Mackenzie, Diogo Rais.

Desde o anúncio da condenação, o PT passou o recado de que não vai discutir agora um plano B para as eleições e que vai fazer de tudo para que Lula seja o candidato da sigla em 2018.

A bancada do PT no Congresso foi chamada para um encontro com Lula nesta quinta-feira, em São Paulo. Na reunião, o antigo presidente afirmou que está sendo vítima de uma caçada política e que a condenação não será o fim político dele.

Movimentos de esquerda ligados ao PT já articulam uma série de manifestações contra a decisão de Moro.

Os adversários e contrários a Lula comemoraram a notícia da condenação.

O presidente, Michel Temer, a sentença de Lula veio em boa hora.

O antigo presidente agora ocupa agora a principal parte do noticiário negativo, enquanto o Congresso ainda decide se vai aprovar a denúncia de corrupção feita contra Michel Temer pela Procuradoria Geral da República.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG