Links de Acesso

Combate à corrupção não terá sucesso sem outras reformas - UNITA


Adalberto Costa Junior
Adalberto Costa Junior

MPLA garante que "alguns vão tombar"

O combate à corrupção em Angola não terá sucesso enquanto não forem efectuadas outras reformas, disse Adalberto da Costa Junior líder do grupo parlamentar da UNITA.

Partidos angolanos discutem combate à corrupção - 1:47
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:47 0:00

Este dirigente da UNITA falava na conferência sobre corrupção, boa governação e cidadania numa conferência organizada pela Associação Justiça, Paz e Democracia, AJPD.

Entre as reformas que têm que ser efectuadas Adalberto da Costa Júnior sublinhou a necessidade do parlamento controlar as actividades do governo e para isso o governo tem que revogar um acórdão que limita a fiscalização da Assembleia Nacional.

“O Sr. Presidente diz que o parlamento tem que cumprir o seu papel mas o parlamento está amarrado”,disse Adalberto da Costa Júnior.

“Estas amarras têm que saír se não o discurso é falso", acrescentou, mencionando ainda a necessidade da reforma do estado, a revisão da lei eleitoral “no que toca á eleição do presidente” e a criação do tribunal eleitoral.

Mário Pinto de Andrade do MPLA garantiu contudo que o combate à corrupção está a ser levado a cabo a sério e não há limites a quem poderá sofrer as consequências de actos corruptos.

“Alguns de nós vão mesmo ter que tombar e é isso que o MPLA quer e para isso queremos o apoio de todos”, acrescentou.

Já o economista Filomeno Vieira Lopes do Bloco Democrático em representação da CASA-CEdisse que para se combater a corrupção em Angola é preciso “um plano nacional de luta contra corrupção com uma alta autoridade contra a corrupção”.

“ Os inquéritos devem ser publicados e é preciso que haja uma articulação com a sociedade civil e que se aperfeiçoem os sistemas de integridade”, disse Vieira Lopes para quem isso não deve ser e “uma exclusividade do MPLA é mas sim da sociedade porque quem mais sofre com isso são os pobres “

XS
SM
MD
LG