Links de Acesso

José Filomeno dos Santos ouvido no tribunal


José Filomeno dos Santos
José Filomeno dos Santos

Antigo presidente do Fundo Soberano de Angola regresso à prisão de São Paulo onde está detido desde 24 de Setembro

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, foi ouvido nesta terça-feira, 30, no Tribunal Provincial de Luanda, tendo regressado à Cadeia de São Paulo, onde se encontra detido desde 24 de Setembro.

O porta-voz dos Serviços Penitenciários, Meneses Cassoma, confirmou à VOA a ida do filho do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, ao tribunal sem avançar mais detalhes.

“José Filomeno dos Santos esteve durante quatro horas no Tribunal Provincial de Luanda e já se encontra no estabelecimento carcerário”, disse Cassoma, confirmando que a prisão preventiva mantém-se.

Lourenço recupera para o Estado fazendas atribuídas ao Fundo Soberano

Augusto Tomás continua preso depois de interrogado pela PGR em Luanda

A Procuradoria-Geral da República de Angola (PGR) aplicou a 24 de Setembro deste ano a medida de coação pessoal de prisão preventiva a José Filomeno dos Santos e Jean-Claude Bastos de Morais, director-geral da Quantum Global, empresa que geria valores do Fundo Soberano de Angola.

Além de um crime de burla de 500 milhões de dólares, eles respondem também pelos crimes de associação criminosa, corrupção, recebimento indevido de vantagem, entre outros.

Sabe-se que José Filomeno dos Santos fez-se acompanhar dos seus advogados.

A VOA contactou a equipa de advogados de José Filomeno dos Santos mas não obteve qualquer resposta.

Angola Fala Só - David Mendes: "Devemos perdoar Eduardo dos Santos"

XS
SM
MD
LG