Links de Acesso

Chivukuvuku quer que tribunais actuem nos exonerados que se tenham beneficiado do erário público

  • VOA Português

Abel Chivukuvuku

Presidente da CASA-CE diz que as exonerações decorrem da necessidade de afirmação do PR

As exonerações que estão a ser feitas pelo Presidente da República, João Lourenço, decorrem da necessidade da sua afirmação enquanto titular do poder executivo disse na cidade do Lubango Presidente de CASA-CE.

Para Abel Chivukuvuku, as decisões de João Lourenço visam apenas clarificar os seus poderes por se estar a viver, segundo ele, um caso fora do comum de bicefalia em que não se sabe ao certo se quem manda é o Presidente eleito ou líder do partido no poder, José Eduardo dos Santos.

Chivukuvuku fala sobre dois poderes dentro do MPLA -1:37
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:37 0:00

Chivukuvuku entende que a aprovação das leis no Parlamento será um dos barómetros de avaliação da bicefalia criada e lembra que mais do que as exonerações a população quer solução dos seus problemas sociais básicos.

“Vamos ter que acompanhar bem se o Presidente aprovar leis e as leis aprovam-se no parlamento e no parlamento o grupo parlamentar do partido maioritário não depende do Presidente, depende do presidente do partido como é que vai ser isto?”, questionou Chivukuvuvu, reiterando “não ser justo que quem teve usufruto dos recursos do país ilegal ou ilicitamente, depois de exonerado vai para casa e não passa nada.

O líder da CASA-CE defende que “quem tocou nas coisas do Estado deve ser exonerado, mas depois o tribunal de contas os tribunais normais têm que tomar conta do assunto”.

Abel Chivukuvuku esteve na Huíla nos últimos dias para encontros com dirigentes da coligação.

CASA-CE vai assumir uma oposição firme e leal, diz Abel Chivukuvuku
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:19 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG