Links de Acesso

Vice-presidente da China desaparece misteriosamente


Xi Jinping não é visto em público desde 1 de Setembro especulando-se acerca do estado de saúde do que deverá ser o próximo líder máximo chinês.

O vice-presidente chinês, Xi Jinping, não compareceu esta semana a três encontros agendados com líderes estrangeiros alimentando assim as especulações acerca do estado de saúde daquele que deverá ser o novo líder máximo da China.
Na semana passada o ministério chinês dos negócios estrangeiros tinha anunciado uma reunião na segunda-feira com o primeiro-ministro da Dinamarca mas o encontro foi desmarcado. O mesmo tinha sucedido na semana passada quando foram desmarcadas as reuniões com a secretária de estado americana e com o primeiro-ministro de Singapura.
A explicação oficial foi a de uma “mudança de itinerário” mas o facto é que essas mudanças de agenda são muito pouco habituais na China onde os encontros com dirigentes estrangeiros são marcados com grande antecedência e meticulosamente organizados.
Claro está que o seu desaparecimento tem causado uma vaga de rumores acerca do seu estado de saúde, e, na semana passada a imprensa americana citou fontes diplomáticas como tendo afirmado que Xi não tinha comparecido aos encontros com os líderes estrangeiros por causa de problemas nas costas.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:38 0:00
Faça o Download

A sua última aparição em público verificou-se no dia 1 de Setembro quando pronunciou um discurso numa escola de Pequim. A vaga de especulação apoderou-se entretanto da Internet com alegações de que Xi se lesionou a jogar futebol, ou a nadar.
Outros rumores são mais sinistros com alegações de que ele teria estado envolvido num desastre de automóvel que poderia não ter sido acidental. O facto é que ninguém sabe ao certo o que é que se passa. Nada de novo país com um longo historial de secretismo envolvendo a saúde e as interacções dos dirigentes no seio do partido comunista.
Essa a opinião de Joseph Cheng, um cientista político na Universidade de Hong Kong: “ Aparentemente as autoridades chinesas não têm a noção do dever de informar o público e acham que as questões de saúde envolvendo os líderes devem ser mantidas em segredo.”
Cheng acrescenta contudo que isso não está a ajudar quando o resto da China e o Mundo inteiro estão à espera da transição política no país que deveria colocar Xi Jinping no poder: “ Essa falta de transparência está a gerar muita especulação desnecessária e pouco saudável.”
Não se trata no entanto da primeira vez que isto acontece. No ano passado, uma vaga de especulação acerca da saúde do ex-presidente Jiang Zemin adquiriu dimensões tais que a agência noticiosa oficial viu-se obrigada a emitir uma declaração negando que Zemin tivesse morrido.
Hoje, respondendo a uma pergunta sobre o estado de saúde de Xi Jinping, um porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros chinês disse que não dispunha de informações. Quanto lhe perguntaram se ele ainda estava vivo disse apenas que só respondia a “perguntas sérias”.
XS
SM
MD
LG