Links de Acesso

Cerimónias fúnebres de Jonas Savimbi adiadas


UNITA diz que ainda aguarda resultados do ADN
UNITA diz que ainda aguarda resultados do ADN

As exéquias de Jonas Savimbi, líder histórico da UNITA, inicialmente previstas para sábado, 6 de Abril, foram adiadas indefinidamente até que sejam conhecidos os resultados das análises de ADN, disse o porta-voz da UNITA.

Enterro de Savimbi adiado - 2:21
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:21 0:00

Alcides Sakala disse que nenhum dos três relatórios sobre as análises ao ADN de Jonas Savimbi chegou oficialmente à família ou direção da UNITA, pelo que as cerimónias só serão realizadas depois de se cruzarem os dados dos exames feitos por instituições portuguesas, sul-africanas e angolanas.

“Todo o processo que está nesta segunda etapa vai depender dos exames finais do ADN, que deveram ser comparados”, disse Sakala adiantando que da comissão apenas fazem parte os médicos e que nenhum dos grupos integra membros da família ou da UNITA.

Alcides Sakala disse que agora não há data para as cerimónias.

“Não temos datas, fomos dizendo ao longo deste tempo que as datas que existiam eram apenas referencias”, lembrou Sakala, acrescentando que apesar deste atraso a família de Savimbi espera que o enterro oficial se possa realizar em breve.

“A família está expectante com esta abertura que há, o que não acontecia no consulado de José Eduardo dos Santos”, sublinhou.

A cerimónia de exumação e recolha de amostras dos restos mortais do líder fundador da UNITA, morto em combate a 22 de Fevereiro de 2002, realizou-se a 31 de janeiro, no Luena, província do Moxico, onde estava sepultado.

As cerimónias fúnebres estão previstas para Lopitanga, província do Bié, onde o resto da família está sepultado.

XS
SM
MD
LG