Links de Acesso

Cabinda: Padre diz que houve precipitação e falta de informação na decisão de o suspender


O padre Félix Roberto Cubola, suspenso há poucos dias de toda a actividade clerical pelo Bispo de Cabinda, disse ter sido “precipitada” essa decisão tomada após a sua eleição para presidente do Alto Conselho de Cabinda.

A decisão foi tomada pelo bispo de Cabinda Belmiro Chissengueti argumentando a incompatibilidade de uma posição política com a de um clérico.

“Esta suspensão foi prematura porque o Sr. Bispo poderia ter um bocadinho de paciência e ponderância segundo a tradição de Igreja Católica …para compreender muito bem todos os contornos”, disse.

O Alto Conselho de Cabinda visa trabalhar pela “unidade e reconciliação”.

“Não é uma estrutura política mas sim uma estrutura para reconciliar e unir e dar a possibilidade de um dialogo com o governo angolano”, acrescentou.

O padre diz que vai escrever ao bispo a explicar esta posição que visa “ajudar, auxiliar para que o conflicto (em Cabinda) venha a terminar”.

O padre Cubola disse que o Alto Conselho de Cabinda é “uma estrutura de mediação para paz” e descreveu a decisão como “militarista” que não leva em contra “os princípios da tradição de igreja”.

XS
SM
MD
LG