Links de Acesso

Bissau: Residência de comentador político alvo de ataque


Rui Landim, comentador político guineense

Homens armados dispararam contra residência do analista político Rui Landim

A residência de Rui Landim, conhecido comentador político da Rádio Capital FM e de meios de informação internacionais foi atacada na noite desta terça-feira, 8, por homens não identificados.

“Atacaram a minha casa, disparam nos dois portões e algumas balas cravaram-se na parede perto do quarto do meu neto”, afirmou Rui Landim à VOA.

Conhecido comentador do programa da Rádio Capital FM “Pontos Nos I’s”, Landim é considerado uma voz crítica do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

Questionado sobre a possibilidade de procurar refúgio, Rui Landim disse que a sua casa é o local mais seguro.

Os tiros contra a residência de Rui Landim, antigo consultado da CEDEAO, aconteceram um dia depois de um grupo de homens armados atacar e destruír a tiros todos os equipamentos da Rádio Capital FM, em Bissau, num assalto que deixou oito feridos.

Esses incidentes surgem também uma semana depois de uma tentativa de golpe que teve como palco o Palácio do Governo e que deixou 11 mortos, segundo as autoridades.

O Ministério do Interior considerou o assalto à emissora privada um "acto isolado" e disse que Polícia Judiciária tinha tomado providências.

O assalto tem recebido condenações de organizações de defesa de jornalistas no país e no exterior.

A 26 de Julho de 2021, a rádio tinha sido destruída por atiradores e apesar de o Governo ter anunciado uma investigação, desconhece-se qualquer conclsão até agora.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG