Links de Acesso

Benguela: Exumações ilegais em cemitério ‘oculto’ ameaçam saúde pública

  • João Marcos

Decorrem há dois meses exumações de corpos num cemitério clandestino no bairro da Damba Maria em Benguela, o que, segundo apurou a VOA, coloca em causa a saúde pública.

Parte deste cemitério, um dos vários clandestinos espalhados pelo município sede da província de Benguela, vai dar lugar a um projecto imobiliário.

É a razão para trabalhos de limpeza que implicam a exumação de corpos, numa empreitada que viola a lei do regulamento sanitário nacional, diz o Ministério da Saúde.

Na primeira incursão, a VOA não conseguiu captar a movimentação de homens, máquinas e viaturas, mas ficou com a preocupação de quem conhece a realidade.

Sem entrevista gravada, a Administração Comunal da zona F explica que a parte em causa será aproveitada para o projecto de ampliação do campismo existente na área.

Antes de qualquer pronunciamento, a Inspecção de Saúde Pública vai exigir da Administração uma explicação sobre o arranque do processo de exumação de forma ilegal, já que não estão criadas as condições de biossegurança que permitem evitar contaminações.

Um responsável do sector, que falava com base na legislação, salientou que o arranque da retirada dos restos mortais obedece a uma orientação do Serviço de Investigação Criminal.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG