Links de Acesso

Analistas dizem que autarquias irão melhorar distribuição do orçamento em Angola


ADRA promove debate
ADRA promove debate

Conferência da ADRAna Huíla analisou possível impacto do poder local no OGE

A realização das eleições autárquicas em Angola poderá promover uma melhor distribuição do Orçamento Geral do Estado (OGE) e consequentemente acabar com os desequilíbrios actuais.

Esta foi uma das conclusões produzidas pela apresentação das análises temáticas do OGE 2017/2018 com destaque para o sector social, num encontro promovido nesta quarta-feira, 28, no Lubango pela Associação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) e parceiros.

Debate no Lubango sobre eleições autárquicas - 2:52
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:52 0:00

A título de exemplo, o OGE de 2018 reserva com a dívida pública incluída, cerca de 88 por cento do seu peso às estruturas centrais, ao passo que este mesmo instrumento dedica apenas 0,86 por cento para a província da Huíla.

O secretário provincial da UNITA, Alcibíades Kopumi, não tem dúvidas de que é necessário mudar o actual modelo de governação.

"As autarquias terão recursos patrimoniais recursos financeiros e poderão resolver problemas localmente porque terão recursos para o efeito”, disse.

“Assim também vai se diminuir a burocracia vai se diminuir os índices da corrupção, vai garantir um desenvolvimento harmonioso de todo o território”, acrescentou Kopumi, para quem “as autarquias vão também a ajudar a combater as assimetrias que têm sido promovidas pelo Orçamento Geral do Estado".

A ADRA, promotora do encontro e uma das organizações que há muito defende o poder local, entende que reflectir sobre o OGE é uma das formas de exercer a cidadania e incutir nas pessoas a cultura de participação.

O director da unidade de projectos da ADRA, Carlos Cambuta, lembra que as autarquias devem ser encaradas como um meio e não um fim para a distribuição da renda nacional.

"As autarquias são apenas um meio não é um fim, é um meio que vai permitir que associados a outros factores endógenos se possa tirar o maior partido para que os problemas da água do roubo do gado, enfim todos os problemas socais locais sejam resolvidos mediante o engajamento de todos os cidadãos", afirmou

Na ocasião, o delegado das Finanças na Huíla, Osvaldo Teixeira, lembrou as limitações do OGE face ao contexto actual e a atenção do Governo para com o sector social.

"Apesar da escassez de recursos disponíveis para atender as necessidades sociais cremos que com uma gestão rigorosa, racional e eficiente é possível mitigar paulatinamente problemas sociais identificados", reforçou Teixeira.

O encontro juntou membros das organizações da sociedade civil, agências das Nações Unidas e do Governo provincial da Huíla.

XS
SM
MD
LG