Links de Acesso

Casos de bebés abandonados chocam o Namibe


Зібрання біля приміщення сенатського комітету з правосуддя.
Зібрання біля приміщення сенатського комітету з правосуддя.

No passado domingo a polícia voltou a resgatar um bebé de quatro meses abandonado pelos progenitores.

Na província angolana do Namibe sucedem-se os casos de bebés abandonados.

No passado domingo a polícia voltou a resgatar na lixeira do bairro Eucaliptos, na capital provincial, um bebé de quatro meses abandonado pelos progenitores.

O caso do pequeno João Manuel Augusto chocou uma vez mais os residentes e chamou a atenção para a pobreza e os conflitos conjugais.

A aventura dos progenitores do pequeno João Manuel Augusto decepcionou governantes e sociedade em geral.

A falta de pão em casa, a pobreza, marcaram a discórdia que resultou na vingança traduzida no abandono do bebé na lixeira, segundo disse à “ Voz da América” Angelina Tchilombo de 24 anos de idade, mãe do pequeno João Manuel Augusto, de quatro meses de idade.

Angelina Tchilombo já a contas com a justiça, confessa estar arrependida pelo acto que ela própria considera reprovável em todos sentidos: «não me sinto bem, sou mãe de cinco filhos, o filho que eu tinha abandonado é o quinto. Jamais voltarei a cometer o mesmo erro. O abandono deveu-se a raiva pela discussão com o meu marido, pai dos cinco filhos que se descarta de prestar assistência aos filhos, foi apenas isso e peço desculpas a todos por este mau gesto que abalou ha muitos.

Mas, se por um lado a policia no Namibe empenha-se no trabalho operativo visando esclarecer os casos de infanticídios e homicídios frustrados, onde vários bebés, por várias vezes foram encontrados nas lixeiras vivos e detidas as presumíveis autoras confessadas, o mesmo não acontece com outros órgãos da administração da justiça encarregues ao complemento processual. Mais de doze mulheres foram soltas na fase da instrução preparatória, sem qualquer esclarecimento público até hoje.

Ouça a reportagem do Armando Chicoca.

XS
SM
MD
LG