Links de Acesso

Serra da Leba ameaçada por deslizamentos de terras


Serra da Leba, Huíla
Serra da Leba, Huíla

Os receios de novos deslizamentos de terras na Serra da Leba estão de volta com o recomeço da época chuvosa na província angolana da Huíla.

Os receios de novos deslizamentos de terras na Serra da Leba estão de volta com o recomeço da época chuvosa na província da Huíla.

Vários são os utentes da via Lubango/Namibe que temem que a estrada nacional 280 volte a viver o drama que já testemunhou no presente ano em que por duas vezes ficou cortada como consequência do deslizamento de terras e de pedras.

Desde Março último que a via ficou cortada e a mínima intervenção que se fez no troço foi a remoção da terra e pedras que permitiu a retomada da circulação rodoviária entre as duas cidades.

Quem hoje passa pela Leba consegue verificar as marcas deixadas pelas últimas enxurradas e que fazem antever perigo iminente com as chuvas que se esperam.

Uma intervenção mais incisiva que impeça novos deslizamentos é o que pedem os utentes da via, conforme palavras de Domingos Tchakussanga: “ preocupa muito porque está a aproximar-se da época das chuvas e não sei como vamos fazer. Se fechar a estrada e nós não tivermos como circular, as pessoas tiram o negócio aqui no Lubango uns tiram peixe no Namibe”.

O Instituto Nacional de Estadas de Angola, INEA, garante ter concluído o trabalho de levantamento das áreas críticas, efectuado através de empresas de construção civil que já terão entregado as propostas à Luanda.

Enquanto se aguarda por Luanda, o director provincial do INEA na Huíla, Florêncio Teófilo, aponta uma via alternativa caso as chuvas se mostrem implacáveis à Serra da Leba: “ a via que nós encontramos que talvez possa ser viável é sendo Chibia/Kahindi; Kahindi/Virei e atingirmos o Namibe, essa é que está sendo feita. Numa primeira fase nem que se faça ainda um trabalho de terraplanagem a asfaltagem pode vir depois, mas pelo menos teremos uma alternativa de como termos acesso ao Namibe ou vice-versa em caso de algum problema na Serra da Leba”, disse aquele responsável.

Ouça a reportagem do Teodoro Albano.

XS
SM
MD
LG