Links de Acesso

A nave espacial Atlantis tem lugar assegurado na história


Tripulação da STS-135 Atlantis
Tripulação da STS-135 Atlantis

Com a aterragem da Atlantis a frota de naves com trinta anos de idade terminou o serviço.

O vaivém Atlantis aterrou esta manhã no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Florida, com quatro astronautas a bordo. Foi a última viagem de um vaivém da NASA.

“Trem de aterragem da frente no chão. Após ter cativado a imaginação de uma geração, uma nave sem igual tem o seu lugar assegurado na história”.

Com a aterragem da Atlantis antes do nascer do sol, a frota de naves com trinta anos de idade terminou o serviço.

O astronauta Chris Ferguson foi o comandante da centésima trigésima quinta viagem, a ultima do vaivém.

"Missão cumprida, Houston. Depois de ter servido durante mais de 30 anos, a nave espacial americana conquistou o seu lugar na História”.

Ferguson foi um dos quatro astronautas que viajou na Atlantis numa missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional.

Os quatro astronautas - Chris Ferguson, Doug Hurley e os especialistas de missão Sandra Magnus e Rex Walheim – sorriram quando emergiram na pista onde foram cumprimentados por responsáveis da NASA, incluindo o administrador Charles Bolden.

A Atlantis saíra da Terra no passado dia 8 de Julho, com o objectivo de transportar quatro toneladas de carga em comida, roupas e equipamento para um ano de trabalho na Estação Espacial.

A primeira descolagem dos vaivéns a partir do Centro Espacial Kennedy ocorreu em 1981. Durante os últimos trinta anos, duas das cinco naves forma destruídas em acidentes – a Challenger em 1986 um minuto após a descolagem, e a Columbia em 2003 pouco antes da aterragem.

As três restantes naves que tem estado em serviço – a Atlantis, a Endeavour e a Discovery – vão estar em exposição no Centro Espacial Kennedy, e em museus na Califórnia e nos arredores da cidade de Washington.

A nave experimental Enterprise, que nunca esteve no espaço, irá para um museu em Nova Iorque.

XS
SM
MD
LG