Links de Acesso

Maputo e Pretória unem esforços contra a pirataria


Maputo e Pretória unem esforços contra a pirataria
Maputo e Pretória unem esforços contra a pirataria

O combate à pirataria marítima na região da África Austral está no topo da agenda da cooperação bilateral entre as forças armadas de Moçambique e da África do Sul.

O combate à pirataria marítima na região da África Austral, e particularmente ao longo do Canal de Moçambique, está no topo da agenda da cooperação bilateral entre as forças armadas de Moçambique e da África do Sul.

Esta posição foi expressa hoje, em Maputo, pelo chefe do estado-maior interino das forças armadas sul-africanas , tenente-general Themba T. Matanzima, no termo de uma audiência com o ministro moçambicano da defesa, Filipe Nyussi.

“É importante uma cooperação entre a África do Sul e Moçambique para lidar com a questão da pirataria na nossa região e nas nossas águas territoriais. Por isso, não tenho a mínima dúvida de que este assunto será discutido entre os dois ministros quando se reunirem em Pretória”, disse Matanzima, falando à imprensa à saida do encontro.

Numa altura em que a questão da pirataria marítima atingiu níveis elevados de preocupação em Moçambique, a África do Sul está a cooperar com as autoridades moçambicanas no supervisão das águas territoriais, para manter a vigilância por forma a evitar que actos como o que acontecem a 27 de Dezembro com a tripulação do navio “Vega 5” se repitam.

De acordo com o tenente general sul-africano a patrulha está a ser feita através de um barco disponibilizado por Pretória ao abrigo de um acordo com Maputo.

XS
SM
MD
LG