Links de Acesso

Segurança na Ásia debatida hoje em Singapura


Secretário da Defesa americano, Robert Gates
Secretário da Defesa americano, Robert Gates

O secretário da defesa americano, Robert Gates, vai participar numa conferência sobre a segurança no continente asiático.

O secretário da defesa americano, Robert Gates, vai participar numa conferência sobre a segurança no continente asiático durante a qual deverá reiterar o empenhamento dos Estados Unidos naquela região.

Robert Gates afirmou que durante a conferência em Singapura salientará que Washington vai continuar a fomentar parcerias os seus aliados na Ásia apesar das potenciais restrições orçamentais: “ eu diria que essas pressões põem em destaque respostas multilaterais aos problemas. Quer se trate de assistência humanitária ou da resposta a desastres naturais, vemos grandes oportunidades envolvendo vários países incluindo a China.”

Este ano a China vai enviar a Singapura o ministro da defesa Liang Guanglie, a mais alta entidade a participar numa reunião do género. Gates e Liang deverão reunir-se na sexta-feira.

Falando à imprensa no avião em que viajava para Singapura, Gates declarou-se muito satisfeito com os progressos registados nas relações entre Washington e Pequim, mas acrescentou que há ainda trabalho a fazer no que se refere a melhorar os contactos entre os militares de ambos os países
.
Disse ainda que o diálogo é importante para esse relacionamento especialmente porque os dois países continuam em desacordo acerca da venda de armamentos americanos a Taiwan.

Gates disse por outro lado que os Estados Unidos continuam preocupados com os projectos de pesquisa militar da China incluindo mísseis navais e aviões-caça capazes de iludirem radares
.
Referiu contudo que não pensava que a China estivesse a pensar usar esses projectos para negar o acesso americano à região: “acho que os chineses aprenderam uma importante lição com os soviéticos e não vão tentar competir connosco em matéria de armamentos. Acho sim que estão a munir-se da capacidade de terem uma considerável margem de manobra na Ásia e a oportunidade de alargarem a sua influência.”

Essa influência tem vindo a preocupar os países vizinhos da China e será certamente um dos temas em destaque na reunião de Singapura.

XS
SM
MD
LG