Links de Acesso

Crescem apelos a uma auditoria à dívida pública de Angola


A quem o Estado deve?
A quem o Estado deve?

Partidos da oposição querem também uma Comissão Parlamentar de Inquérito

A dívida pública angolana ultrapassou no ano passado os 67 por cento do Produto Interno Bruto.

A UNITA, maior partido na oposição, insiste que esta dívida pública deve ser auditada com urgência, uma posição que já mereceu uma luz verde por parte do Governo que admitiu não haver nenhum problema para esta auditoria.

Aumenta pressão para audotiria à divida angolana - 2:21
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:21 0:00

Outros partidos na oposição dizem estar com a UNITA nesta exigência e especialistas apoiam a necessidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar o caso.

A CASA-CE, segunda maior força partidária da oposição, entende que frente à quantidade de incertezas, uma auditoria resolveria o assunto.

"É importante que os angolanos saibam como estamos em termos de dívida, a quem o Estado deve, quanto deve, os empresários que reclamam por falta de pagamento real, quem se beneficia destes fundos, há desvio, estas questões todas só serão respondidas com auditoria séria e isto também pode ajudar a nova administração a corrigir os vícios do passado", sustenta Manuel Fernandes, da CASA-CE.

O economista Faustino Mumbica defende auditoria e uma CPI.

"Até ao momento o Governo não está em condições de dizer quanto deve e isto suscita dúvidas, daí a necessidade de uma auditoria e eventualmente uma CPI", diz Mumbica

Por seu lado, o economista, Galvão Branco entende que a posição dos partidos é legitima e o Estado só tem uma maneira de evitar isto.

"Se o Estado disser a quem deve e fizer isso de forma detalhada e discriminada, as desconfianças da oposição caem por terra, enquanto não o fizer o pedido da oposição faz sentido", alertou Branco.

Recorde-se que a UNITA solicitou a 18 deste mês uma auditoria urgente à dívida pública com oministro de Estado Manuel Nunes Júnior a reagir dizendo não haver qualquer inconveniente.

XS
SM
MD
LG