Links de Acesso

Angola: Pelo menos quatro mortos em confrontos na Lunda Norte


Uma anterior manifestação do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe (foto de arquivo)
Uma anterior manifestação do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe (foto de arquivo)

Quatro pessoas foram mortas e sete outras feridas durante confrontos na cidade da Cafunfo na província angolana da Lunda Norte, disse a polícia .

Cinco pessoas , um polícia e um membros das forças armadas angolanas também ficaram feridos.

Há vários dias que se registava grande tensão na zona depois do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe ter anunciado uma manifestação a pedir conversações com o governo.

O comando provincial da polícia disse ter-se registado “um acto de rebelião armada praticado por um grupo de aproximadamente 300 elementos, afectos ao movimento Protectorado Lunda Tchokwe esta madrugada na vila mineira do Cafunfo-Cuango”

Segundo a polícia “os manifestantes eram portadores de armas de fogo do tipo AKM, caçadeiras, ferros, paus e outras armas brancas, bem como pequenos engenhos explosivos artesanais, tendo-se dirigido às instalações da esquadra policial do Cafunfo, para a sua ocupação efectiva com perspectiva de aposição de uma bandeira”.

Uma viatura foi “vandalizada” pelos atacantes, disse a polícia

Anteriormente o movimento tinha enfáticamente negado acusações de que estava a planear uma acção armada afirmando que todas as suas manifestações seriam pacíficas.

XS
SM
MD
LG