Links de Acesso

Angola Fala Só - "Aconselho os cabindas a não vacilar, não desistam", Raúl Tati


Raúl Tati, deputado pela bancada parlamentar da UNITA
Raúl Tati, deputado pela bancada parlamentar da UNITA

O deputado pela bancada parlamentar da UNITA, Raúl Tati, foi o convidado do Angola Fala Só desta sexta-feira, 31 de julho.

Em discussão o tema: "Há paz ou não em Cabinda".

Para Raúl Tati a paz efectiva em Cabinda não existe porque "onde não há justiça não há paz".

Tati disse que há assuntos tabu na Assembleia e que "os dogmas da Angola indivisível são intocáveis" e que a UNITA levanta sempre o tema de Cabinda.

AFS 31 julho 2020: "Aconselho os cabindas a não vacilar", Raúl Tati
please wait

No media source currently available

0:00 0:59:59 0:00

Respondendo a uma questão de um internauta sobre o plano da UNITA para o enclave, o deputado disse que o partido "sempre evitou a guerra em Cabinda" e que Jonas Savimbi defendia uma "espécie de autonomia, independência nunca", enquanto José Eduardo dos Santos propôs um diálogo "que nunca aconteceu".

Raúl Tati disse ainda que o caminho para a resolução do problema de Cabinda passa pelo diálogo: "Estamos condenados a dialogar".

No que respeita à velha questão "Se Cabinda não tivesse madeira ou petróleo pediria a independência?", Tati propôs o exercício contrário: "Se Cabinda não tivesse madeira ou petróleo Angola quereria Cabinda?" - o político disse no entanto que o petróleo joga um papel fulcral no diferendo de Cabinda.

Sobre o surgimento de movimentos como o Movimento Independentista de Cabinda (MIC) ou Movimento de Libertação de Cabinda (MLC), o deputado diz que "estamos a ensaiar a democracia e o pluralismo" e não vê nenhum problema nisso, pelo contrário.

AFS 31 julho 2020: "Aconselho os cabindas a não vacilar, não desistam", Raúl Tati
please wait

No media source currently available

0:00 0:51:47 0:00

Defensor da auto-determinação de Cabinda, Raúl Tati acredita que é pelo diálogo que o "diferendo político" de Cabinda se vai resolver e que não se pode desistir de lutar por essa auto-determinação.

XS
SM
MD
LG