Links de Acesso

Angola confirma pela primeira vez que Presidente estava em Espanha por questões de saúde


Georges Rebelo Chikoti, ministro dos negócios estrangeiros de Angola
Georges Rebelo Chikoti, ministro dos negócios estrangeiros de Angola

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, admitiu pela primeira vez à estação francesa RFI, que o Presidente José Eduardo dos Santos está em Espanha por questões de sáude, mas negou que o Presidente tivesse sofrido um AVC, como a media local havia reportado.

"Vocês sabem que toda a gente tem momentos em que não se sente bem. Mas ele [o Presidente] está bem. Ele está em Espanha e voltará quando se sentir melhor", disse Chikoti à RFI.

Na entrevista, o ministro angolano lembrou que o "Presidente Dos Santos faz consultas regulares em Espanha e por isso é perfeitamente normal que ele lá esteja".

O Presidente de Angola deixou o país no início deste mês de Maio para, uma visita privada de duas semanas. Passadas essas duas semanas começaram a surir especulações concernentes ao seu estado de saúde, incluindo suspeitas nas redes sociais de que ele teria morrido.

Antes de Georges Chikoti se pronunciar sobre o estado de saúde do Presidente, a media estatal e outras entidades recusaram-se a fazer quaisquer comentários ou responder às questões dos angolanos sobre a razão da demora no regresso do Presidente a Angola.

Angola tem eleições marcadas para 23 de Agosto deste ano, nas quais o actual Presidente não será candidato. Quem corre às eleições será o actual ministro da Defesa e militante do partido no poder, MPLA, João Lourenço.

José Eduardo dos Santos, de 74 anos, é Presidente de Angola desde 1979, formado em engenharia de petróleos na antiga União Soviética.

XS
SM
MD
LG