Links de Acesso

Angola confirma pela primeira vez que Presidente estava em Espanha por questões de saúde


Georges Rebelo Chikoti, ministro dos negócios estrangeiros de Angola

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, admitiu pela primeira vez à estação francesa RFI, que o Presidente José Eduardo dos Santos está em Espanha por questões de sáude, mas negou que o Presidente tivesse sofrido um AVC, como a media local havia reportado.

"Vocês sabem que toda a gente tem momentos em que não se sente bem. Mas ele [o Presidente] está bem. Ele está em Espanha e voltará quando se sentir melhor", disse Chikoti à RFI.

Na entrevista, o ministro angolano lembrou que o "Presidente Dos Santos faz consultas regulares em Espanha e por isso é perfeitamente normal que ele lá esteja".

O Presidente de Angola deixou o país no início deste mês de Maio para, uma visita privada de duas semanas. Passadas essas duas semanas começaram a surir especulações concernentes ao seu estado de saúde, incluindo suspeitas nas redes sociais de que ele teria morrido.

Antes de Georges Chikoti se pronunciar sobre o estado de saúde do Presidente, a media estatal e outras entidades recusaram-se a fazer quaisquer comentários ou responder às questões dos angolanos sobre a razão da demora no regresso do Presidente a Angola.

Angola tem eleições marcadas para 23 de Agosto deste ano, nas quais o actual Presidente não será candidato. Quem corre às eleições será o actual ministro da Defesa e militante do partido no poder, MPLA, João Lourenço.

José Eduardo dos Santos, de 74 anos, é Presidente de Angola desde 1979, formado em engenharia de petróleos na antiga União Soviética.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG