Links de Acesso

Chefe de Estado lança primeira pedra da barragem de Caculo Cabaça


Angola José Eduardo dos Santos na barragem de Lauca

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, vai proceder sexta-feira, 4 de Agosto, ao lançamento da primeira pedra para a construção da Barragem de Caculo Cabaça, na província do Cuanza Norte.

Ainda sexta-feira, segundo uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, o Chefe de Estado angolano vai presidir ao acto de inauguração da Central Hidroeléctrica de Laúca, na província de Malanje.

A barragem de Caculo Cabaça foi identificada pelo governo angolano como uma das obras estruturantes nesta área e incluída no Programa de Investimento Público. Terá capacidade instalada de 2100 megawatts, um aumento de mais 30 megawatts em relação a Laúca, com 2070 MW.

Já Laúca é a segunda maior barragem em construção no continente africano, depois da grande represa do renascimento etíope, com capacidade geracional de energia de seis mil MW.

As obras para o desvio do rio, em Laúca, iniciadas em 2012, compreenderam a escavação de dois túneis na margem direita do Kwanza, de 14 metros e meio de diâmetro e duraram 20 meses.

A segunda fase do projecto consistiu na construção da obra principal (paredão), a central principal, a central ecológica, enquanto a terceira fase inclui a componente electromecânica e das linhas de transporte para escoar toda energia para os grandes centros consumidores.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG