O MPLA em Benguela deverá anunciar ainda esta semana uma nova direcção, na sequência da conferência provincial que reelegeu como se esperava Isaac dos Anjos para a chefia provincial do partido.
Anjos foi reeleito com 789 votos a favor, 70 contra e 15 votos nulos.
Algumas fontes partidárias dizem que na escolha de uma nova direcção o primeiro secretário deverá afastar os rostos do movimento crítico.
Na conferência ficou claro que o MPLA em Benguela quer aumentar a sua representatividade no Parlamento nas próximas eleições nacionais em 2017.
O repto foi lançado pelo secretariado provincial da Organização das Mulheres Angolanas (OMA), que sugere mais acção e poucas palavras, assim como uma grande capacidade de mobilização em torno do Presidente José Eduardo dos Santos.
Depois de ter acompanhado o discurso da organização feminina do partido, Isaac dosAnjos falou em coesão e pediu trabalho aos militantes, tendo como referência os dois Planos de Desenvolvimento.
‘’Exorto para que encarem estes desafios com tenacidade, espírito de missão e muito optimismo, num contesto participativo e democrático’’, disse.
O MPLA quer aumentar um deputado aos quatro que detém actualmente no círculo eleitoral de Benguela.
João Misselo da Silva, um consultor social atento a fenómenos políticos, diz no entanto que a degradação do nível de vida da população, muito por culpa da crise, pode estorvar essa ambição.