Links de Acesso

Isaac dos Anjos com lugar "condicionado"


 Isaac dos Anjos
Isaac dos Anjos

Primeiro secretário do MPLA em Benguela aguarda parecer da cúpula do partido.

O governador de Benguela tem condicionada a sua posição no MPLA a um parecer do Bureau Político, que estará prestes a apresentar um novo candidato a 1º secretário do Comité Provincial do partido no poder.

Isaac dos Anjos orientou uma reunião preparatória para a conferência provincial sem qualquer representante da estrutura central, ao contrário do que acontece nas outras províncias.

Benguela e o futuro de Isaac dos Santos
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:04 0:00
Faça o Download

Alguns observadores e alguns membros do partido falam em sinais de crise.

O MPLA deve recorrer a uma fórmula do passado para ultrapassar o que certas fontes chamam de crise de liderança, numa alusão aos focos de contestação que o Anjos vem enfrentando.

Problemas ligados a relações humanas, aos quais se juntam falhas no campo da governação, podem determinar a saída de Isaac dos Anjos.

Contactos feitos pela VOA indicam que o Bureau Político deve impor um candidato, em obediência, diz-se, a uma prática que começou na altura do primeiro presidente do partido, António Agostinho Neto.

O caso mais recente, salvaguardadas as devidas diferenças, envolveu Jeremias Dumbo Tchilelevika, actual administrador de Viana, imposto devido às brigas de Dumilde Rangel e José Manuel Moreno, que pretendiam o lugar a todo o custo.

Agora, Anjos pode até ser visto como candidato do Comité Provincial, mas terá de esperar pela estrutura central, mais inclinada a Ângela Bragança, que pode, por arrastamento, ver escancaradas as portas do Governo provincial.

Ao actual governador, que deverá estar na expectativa até à conferência, em Junho, resta apenas minimizar o cenário de crise, falando em ‘’coesão interna’’ em função de certos balanços.

''Concluímos as assembleias de balanço e renovação de mandatos, que resultaram na selecção de 5 mil 100 Comités de Acção para esta gigantesca operação. Estamos com uma cifra de mais de 93 por cento em termos de realização de assembleias. Há coesão interna no partido’’, refere Anjos.

Nessa reunião, o também governador reconheceu que o tema sobre o candidato, riscado da agenda de trabalho à última hora, está a gerar muita expectativa.

XS
SM
MD
LG