Links de Acesso

Analistas contrariam visão positiva da polícia moçambicana sobre segurança em Cabo Delgado


Igreja Católica do distrito de Muidumbe atacada em Cabo Delgado
Igreja Católica do distrito de Muidumbe atacada em Cabo Delgado

A polícia moçambicana diz que a situação da ordem, segurança e tranquilidade públicas na província Cabo Delgado está controlada, mas para alguns analistas esta avaliação está longe de corresponder à realidade daquela província.

Analistas contrariam visão positiva da polícia moçambicana sobre segurança em Cabo Delgado
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:38 0:00

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia em Cabo Delgado, Augusto Guta, afirmou que "o estado de segurança da província é bom porque as Forças de Defesa e Segurança estão a fazer um trabalho abnegado e incansável para a reposição da ordem e segurança públicas".

Entretanto, ao reagir a esta afirmação, o analista Francisco Matsinhe refere que "isso não pode ser verdade; eu estive em Cabo Delgado há menos de uma semana e o que constatei foi que muitas instituições públicas não estão a funcionar por causa dos ataques".

Por seu lado, o bispo de Pemba, Luís Fernando Lisboa, citado pela publicação Carta de Moçambique, afirmou que "o mundo ainda não tem ideia do que está a acontecer em Cabo Delgado, onde ataques armados estão a provocar uma crise humanitária que afeta mais de 700 mil pessoas".

"Não nos podemos contentar em dar comida, é muito pouco, há muitos traumas", realçou o bispo de Pemba.

Por seu turno, o diretor do Centro de Integridade Púbica (CIP), Edson Cortêz, diz que não sabe com que base é que as autoridades governamentais dizem que a situação de segurança em Cabo Delgado é boa, numa altura em que se fala de ataques quase diários, para além de que "este conflito não pode ser resolvido por via militar".

XS
SM
MD
LG