Links de Acesso

Analistas advertem para eventual propaganda do Estado Islâmico sobre presença em Moçambique


Grupo reivindica acção em Cabo Delgado
Grupo reivindica acção em Cabo Delgado

Analistas moçambianos dizem que a reivindicação do Estado Islâmico de que deteve um ataque do exército, na província de Cabo Delgado, pode ser uma indicação de que este grupo radical sabe que tem irmãos a lutar no país que, eventualmente, possa ajudar , mas que o suposto ataque da passada segunda-feira, não passa de uma propaganda no dia do Eid.

Foi a primeira vez que o grupo radical se pronunciou sobre os ataques armados que têm ocorrido em alguns distritos da província nortenha de Cabo Delgado.

Tais ataques foram inicialmente atribuidos a fundamentalistas islâmicos, e mais recentemente, a antigos garimpeiros ilegais que operavam no distrito de Montepuez, igualmente naquela província.

Refira-se que na altura, a liderança da Comunidade Islâmica em Moçambique negou qualquer ligação com os atacantes, e nas celebrações do Eid, esta quarta-feira, reiterou que nada tem a ver com os insurgentes.

O político moçambicano, Raúl Domingos, diz que não se deve desprezar esta alegação, tanto mais que até aqui ninguém tinha reivindicado os ataques a aldeias e cidadãos em Cabo Delgado.

De acordo com aquele político, "o que se dizia é que se tratava de forças não identificadas que estão a desenvolver acções de terrorismo em Moçambique, pelo que, para mim, o assunto é mais sério do que se imaginava.

Entretanto, o analista Dércio Francisco considera que a reivindicação do Estado Islâmico "é uma propaganda, mas isso mostra que o grupo pode ter interesse em Moçambique".

Francisco realça que o Estado Islâmico está agora a viver o seu pior momento, porque perdeu o território e o exército que tinha na Síria, e o que está a fazer agora é aquilo que se chama guerrilha de mídia, tentando fazer passar a ideia de que é tão forte que até ataca Moçambique".

A informação sobre a reivindicação do Estado Islâmico foi bastante mediatizada em Moçambique, e chegou também ao conhecimento da polícia moçambicana, mas esta declinou-se a fazer qualquer comentário.

Áudio disponível em www.voaportugues.com

Analistas advertem para eventual propaganda do Estado Islâmico sobre presença em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:13 0:00

XS
SM
MD
LG