Links de Acesso

Forças apoiadas pelos EUA declaram o fim do Califado do EI na Síria


Combatentes das forças apoiadas pelos EUA e lideradas Forças Kurdas Democráticas celebram em Omar, província síria de Deir Ezzor, 23 de Março, 2019, depois do anúncio da eliminação total do Estado Islâmico

As forças apoiadas pelos Estados Unidos na Síria elevaram a sua bandeira no nordeste da cidade síria de Baghuz e disseram que o auto-proclamado califado do Estado Islâmico estava finalmente eliminado.

O muito esperado anúncio deste sábado, 23 de Março, pelas Forças Democráticas Sírias seguiu-se a várias ondas de ataques aéreos da coligação que repetidamente iluminaram o céu durante a noite.

Os alvos eram várias centenas de combatentes do Estado Islâmico que têm estado escondidos ao longo do rio Eufrates e nas montanhas nos arredores da cidade. E quando amanheceu a sua resistência tinha sido quebrada.

“A vila de Baghuz foi totalmente libertada” disse o porta-voz da Forças Democráticas Sírias-Kurdas, Mustafa Bali, no Twitter. “As Forças Democráticas Sírias-Kurdas a eliminação total do auto-proclamado califado e a derrota territorial a 100% do ISIS [Estado Islâmico]."

O anúncio aconteceu quase 12 horas depois do Presidente americano Donald Trump ter feito uma declaração semelhante, ao dizer a jornalistas que viajavam com ele no Air Force One, o avião da Presidência – que o Estado Islâmico tinha sido derrotado a 100%, segundo um briefing do Secretário Interino da Defesa Pat Shanahan.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG