Links de Acesso

Clima de tensão e polarização marcam primeira volta das eleições brasileiras


Eleitores vão aos locais de votação neste domingo, dia 2 de Outubro, no Rio de Janeiro
Eleitores vão aos locais de votação neste domingo, dia 2 de Outubro, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro e São Paulo - Os brasileiros foram às urnas neste domingo, dia 2 de Outubro, para a primeira volta das eleições deste ano.

A disputa à presidência do maior país da América do Sul é a mais polarizada em décadas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas eleitorais contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Há ainda a possibilidade de que o país tenha um novo presidente eleito ainda neste domingo, se algum dos candidatos alcançar mais que 50% dos votos válidos.

Mais de 156 milhões de brasileiros são esperados para votar neste domingo. Em todo o Brasil, houve relatos de longas filas nos postos de votação. As urnas abriram às 8 horas de Brasília e vão fechar às 17 horas, horário local.

O correspondente da Voz da América em São Paulo, Edgar Maciel, relatou que na capital paulista nã0 houve o registo de grandes problemas no dia de eleição até o momento. O candidato petista, Lula, votou na manhã deste domingo em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Primeira volta das eleições brasileiras em São Paulo
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:00 0:00

Bolsonaro também foi votar cedo neste domingo no Rio de Janeiro, de onde o repórter da AP e da Voz da América Philip Crowther acompanha as eleições.

Clima de polarização política define primeira volta das eleições brasileiras
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:55 0:00

Crowther comentou sobre o clima tenso no Brasil durante essa primeira volta. Segundo ele, há no país o receio de que Bolsonaro não aceite o resultado das eleições em caso de derrota.

A corrida ao Palácio da Alvorada é, sem dúvida, o ponto alto destas eleições. E, mesmo que um candidato saia vencedor já na primeira volta, a polarização e a tensão política devem durar até pelo menos a posse do presidente eleito, esperada para janeiro do ano que vem.

.

Fórum

XS
SM
MD
LG