Links de Acesso

Avião despenha-se na Rússia, autoridades dizem que Prigozhin era um dos passageiros


Yevgeny Prigozhin, proprietário da empresa militar Wagner Group, fala para uma câmara num local desconhecido, nesta imagem retirada de um vídeo divulgado pelo canal de telegrama Razgruzka_Vagnera em 21 de agosto de 2023
Yevgeny Prigozhin, proprietário da empresa militar Wagner Group, fala para uma câmara num local desconhecido, nesta imagem retirada de um vídeo divulgado pelo canal de telegrama Razgruzka_Vagnera em 21 de agosto de 2023

Segundo a Associated Press, as autoridades russas afirmam que o líder do grupo mercenário, Wagner, Yevgeny Prigozhin, fazia parte da lista de passageiros do jato executivo que se despenhou na Rússia, matando 10 pessoas.

De acordo com a TASS, a agencia de notícias russa, a Agência Federal para o Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsiya) iniciou uma investigação sobre a queda do avião da Embraer que ocorreu na região de Tver nesta quarta-feira, 23, informou a agência no seu comunicado, acrescentando que o nome Yevgeny Prigozhin foi incluído na lista de passageiros do voo acidentado.

"Foi iniciada uma investigação sobre o acidente com o avião da Embraer que ocorreu esta noite na região de Tver. De acordo com a lista de passageiros, o nome e o apelido de Yevgeny Prigozhin foram incluídos nesta lista", observou a agência.

O grupo Wagner não confirmou, no entanto, a morte do seu líder.

Yevgeny Prigozhin é um empresário conhecido como “Chef de Putin” por causa dos contratos ganhos de catering (serviço de comida e bebida) do Kremlin pela sua empresa Concord.

Em 2014 ele criou o Wagner Group para apoiar o envolvimento militar da Rússia na região de Donbass, na Ucrânia.

A ação do grupo Wagner expandiu-se entretanto a outras partes do globo, como a Síria, Líbia, a República Centro-Africana e Moçambique.

Dois meses atrás, em 23 de junho, o líder mercenário rebelou-se, tentando marchar em direção a Moscovo com os seus soldados, naquilo a que ele chamou de "marcha da justiça".

A aparente cisão entre Prigozhin e o Presidente russo, Vladimir Putin, parecia entretanto ter sido sanada, com o fim do motim e relatos de que o líder mercenário se mantinha ativo e na Bielorrússia.

O Grupo Wagner deixa um rasto de destruição de África à Rússia
please wait

No media source currently available

0:00 0:05:13 0:00

Fórum

XS
SM
MD
LG