Links de Acesso

"É só dizer para não virem", escreveu Trump sobre fotos de centros para imigrantes repletos


Presidente americano diz que estão mais seguros nos Estados Unidos
Presidente americano diz que estão mais seguros nos Estados Unidos

O Presidente americano, Donald Trump, que enfrenta novas críticas de democratas e activistas devido à crise imigratória na fronteira com o México, disse que os imigrantes insatisfeitos com as condições dos centros de detenção deveriam ser orientados a “não vir”.

“Se imigrantes ilegais estão insatisfeitos com as condições dos centros de detenção construídos ou adaptados rapidamente, é só dizer para não virem. Todos os problemas resolvidos!”, escreveu Trump no Twitter, depois do inspetor-geral do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) ter publicado fotos de centros de acolhimento de imigrantes do Vale do Rio Grande, no Texas, com o dobro de pessoas para os quais foram construídos.

A divulgação das fotos seguiram-se a críticas feitas à Agência de Alfândega e Protecção de Fronteiras depois de notícias de que agentes antigos e actuais publicaram comentários anti-imigrantes ofensivos e contra deputados democratas num grupo privado no Facebook.

Na quarta-feira, 3, o director interino do DHS, Kevin McAleenan, ordenou uma investigação das fotos e mensagens que classificou como “perturbadores”.

Antes Donald Trump tinha escrito que “as pessoas de nossa patrulha de fronteira não são funcionários de hospital, médicos ou enfermeiras”.

“Grande trabalho da patrulha de fronteira. Muitos destes estrangeiros ilegais estão vivendo muito melhor agora do que... onde vieram, e em condições muito mais seguras”, concluiu o Presidente.

As críticas à Agência de Alfândega e Proteção da Fronteira aumentaram depois de reportagens divulgados nesta semana segundo as quais agentes antigos e actuais publicaram comentários anti-imigrantes ofensivos e contra parlamentares em um grupo privado no Facebook.

O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, pediu a demissão de McAleenan e outros dirigentes da agência.

XS
SM
MD
LG