sexta-feira, 25 abril, 2014. 08:16 UTC

Notícias / Mundo

Nelson Mandela sofre de infecção pulmonar

Diagnótico médico do antigo presidente sul-africano foi publicado hoje pela presidência sul-africana, quatro dias depois do seu internamento

Foto de arquivo
Foto de arquivo

Multimédia

Áudio
Tamanho das letras - +
Redacção VOA
O anúncio tem lugar depois de dias de preocupações e especulações acerca da saúde do popular antigo presidente sul-africano.

O porta-voz da presidência Mac Maharaj disse hoje que Nelson Mandela está responder positivamente ao tratamento depois de os médicos o terem diagnosticado uma infecção pulmonar.

“Os médicos concluíram os testes e os mesmos revelaram a recorrência de uma precedente infecção pulmonar, pelo qual Madiba está a receber tratamento apropriado e ele está respondendo bem.”

Maharaj não adiantou sobre a gravidade da condição de Mandela e nem sobre a natureza do tratamento a que foi submetido. Também não disse por quanto tempo o antigo presidente deverá ficar hospitalizado.

Mandela 94 anos e o seu estado de saúde requere cuidados as vezes delicados. No ano passado ele foi admitido num hospital de Joanesburgo com uma infecção respiratória. Em 1988 ainda durante o tempo que cumpria os seus 27 anos de prisão foi diagnosticado com tuberculose.

Ontem a esposa de Nelson Mandela, Graça Machel disse a uma estação de local de televisão que o seu marido estava a perder a sua famosa “vivacidade”.

O porta-voz da presidência Mac Maharaj pediu entretanto para que seja a respeitada a privacidade do antigo presidente, e apelou a imprensa e ao público para que não especulem acerca da sua saúde e as implicações a ter na África do Sul.

“Este não é o momento para usar a saúde de um homem que adoramos para fazer especulações acerca das implicações políticas ou o futuro político e o presente da África do Sul.”

Desde o seu abandono da vida pública em 2004 que a família de Mandela e a sua fundação de beneficência uniram-se em torno do mesmo para o proteger sobretudo das intromissões da imprensa. O primeiro presidente negro sul-africano regressou recentemente a sua remota aldeia de Qunu onde viveu os momentos de revelação da sua vida.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Americanas 24 Abril 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
24.04.2014 19:00
Mais Vídeos