segunda-feira, 26 janeiro, 2015. 12:24 UTC

Moçambique

Amnistia Internacional: "Milhares de moçambicanos detidos sem culpa formada"

“O acesso à justiça em Moçambique é sistematicamente negado aqueles que não têm dinheiro”, diz a Amnistia Internacional.

William Mapote
A organizaçãode defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional voltou este ano a denunciar o mau funcionamento da justiça moçambicana.

No seu relatório Intitulado” Aprisionando os meus direitos: prisão e detenção arbitrária e tratamento dos reclusos em Moçambique”, a Amnistia Internacional fala de casos de milhares de moçambicanos detidos sem culpa formada, alguns dos quais, chegando a permanecer em cârcere durante anos sem acesso a um advogado.


Num dos casos de realçe do relatório deste ano, a Amnistia relata o caso de um cidadão que esteve detido durante 12 anos numa cadeia de máxima segurança sem nunca ter sido julgado.

A ministra da justiça, disse numa entrevista recente, que apesar da prevalência de casos notáveis, há alguns avanços que o país está a registar.

O relatório hoje divulgado relata problemas que não sendo novos, teimam em continuar, perante uma apatia das autoridades nacionais.

Com vários casos flagrantes, a Amnistia Internacional realça mesmo que “a abordagem aleatória à justiça que se verifica em Moçambique tem feito com que centenas de reclusos se tenham simplesmente “perdido” no sistema, permanecendo a definhar na prisão, sem direitos e sem possibilidade de recorrer à justiça.”

Numa das conclusões de maior destaque, a Amnistia revela mesmo que “o acesso à justiça em Moçambique é sistematicamente negado aos que não têm dinheiro”.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegraçãoi
|| 0:00:00
...  
🔇
X
23.01.2015 20:54
Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegração

Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Vacinas para o Ebola

A pior crise do Ebola na historia do mundo entrou no segundo ano. Os cientistas estao a desenvolver uma vacina contra este virus mortal. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Janeiro 2015

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Janeiro 2015

As imagens das noticias africanas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Janeiro 2015

Imagens noticiosas afrcianas
Vídeo

Vídeo American Sniper: A história de um atirador americano que matou mais de 160 pessoas

Nomeado para o Oscar de Melhor Drama, o filme de Clint Eastwood baseia-se na história real de Chris Kyle, um oficial da Marinha americana que serviu no Iraque por quatro vezes como atirador profissional. O filme explora o efeito da guerra na psique humana
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 20 Janeiro 2015

As imagens noticiosas de Africa
Mais Vídeos