Links de Acesso

Moçambique: Primeira mulher na liderança de um partido


Filomena Mutoropa, secretária-geral do PAHUMO
Filomena Mutoropa, secretária-geral do PAHUMO

Filomena Mutoropa diz-se preparada para responder aos desafios do partido: alcançar o poder e governar.

Em Moçambique, pela primeira vez uma mulher está a partir de agora à frente de um partido político. Trata-se de Filomena Mutoropa que ocupa o cargo de secretária-geral do Partido Humanitário de Moçambique o PAHUMO.

Eleita na semana passada, depois da demissão de Henriques Lopes que ocupava o cargo há sensivelmente dois anos após a criação do PAHUMO, Filomena Mutoropa diz que, apesar de que no panorama político ser a primeira mulher a ocupar um cargo do género, diz ser “algo normal e de mudança”.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:02 0:00
Faça o Download

Filomena Mutoropa diz-se preparada para responder os desafios do : alcançar o poder e governar. Porém observou que para tal aconteça é necessário o apoio incondicional das mulheres do Rovuma ao Maputo.

Aliás, até que um dos maiores desafios da nova secretária-geral do PAHUMO, segundo disse, ” é envolver e mobilizar de forma sistemática a mulher, abrindo caminhos para que consiga recuperar o seu lugar no campo político”.

Recorde-se que José Heriques Lopes deixou o cargo à disposição alegadamente por falta de tempo uma vez que é funcionário do estado e professor de carreira.

A nova secretária-geral diz que “daqui em diante o tempo não é para ser desperdiçado porque, segundo afirma, o seu partido pretende concorrer em pé de igualdade com outras formações políticas as eleições autárquicas que se avizinham”.

Para tal, Filomena Mutoropa, vai iniciar brevemente uma campanha de diálogo político com os diferentes actores da sociedade no país, visando principalmente auscultar sobre as grandes necessidades de desenvolvimento de forma a transformar em eventual programa de governação em caso de uma possível vitória.

Para além desta actividade, segundo a nova secretária-geral do PAHUMO, serão desenvolvidas campanhas de divulgação dos ideais do partido e angariação de novos membros para além de expansão do próprio partido para os demais distritos existentes.

Filimena Mutoropa nasceu 1960 na localidade de Matola, distrito de Malema na província de Nampula. Antes de ascender ao cargo de secretária-geral, desempenhou o cargo de delegada política do partido na província de Nampula. Reside na cidade de Nampula, onde para além da sua actividade política é empresária do ramo hoteleiro.
XS
SM
MD
LG