terça-feira, 09 fevereiro, 2016. 11:44 UTC

    Notícias / Moçambique

    Moçambique vai construir a barragem de Mpanda Nkuwa sobre o rio Zambeze

    A região da África Austral tem um défice energético de 4.840 megawatts e a construção da barragem de Mpanda Nkuwa vai minimizar o défice.

    Simião Pongoane
    Vai ser a segunda maior barragem hidroelétrica de Moçambique depois de Cahora Bassa, construída no tempo colonial, mas que só em 2007 passou a ser propriedade do estado moçambicano.

    O governo moçambicano e a Nova Parceria para Desenvolvimento de África, NEPAD, estão a mobilizar 1841 milhões de euros para a construção da barragem de Mpanda Nkuwa sobre o rio Zambeze.

    A nova barragem vai ser construída na província central de Tete até 2016, por sinal na mesma província onde se encontra HCB.

    O empreendimento deverá produzir 1.500 megawatts de energia para consumo interno e para países da África Austral e ainda para a redução dos impactos negativos resultantes de mudanças climáticas.


    A promoção do projeto está a cargo da companhia Special Purpose Vehicle contratada pelo governo moçambicano para o efeito.

    A mesma companhia promove igualmente o projecto CESUL de construção da chamada espinha dorsal de transporte de energia eléctrica Tete-Maputo, avaliado em um bilião e 800 milhões de dólares norte-americanos.

    As autoridades moçambicanas dizem que a região da África Austral tem um défice energético de 4.840 megawatts e que por isso a construção da barragem de Mpanda Nkuwa vai minimizar o défice.

    Entretanto, o quinto aniversário da reversão da barragem hidroeléctrica de Cahora Bassa para o estado moçambicano foi assinalado esta semana com pompa e circunstância, em cerimónias de Estado que contaram com a participação do Presidente Armando Guebuza.

    Os gestores da HCB dizem que a barragem registou no ano passado a maior receita desde a sua construção, sendo que o processo do pagamento a Portugal vai terminar antes do tempo previsto de 10 anos.
    O forúm foi encerrado
    Comentários
         
    Năo existem comentários. Seja o primeiro

    Siga-nos

    Rádio

    AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

    Sexta 16:30 - 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sexta-feira 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

    Os Nossos Vídeos

    Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
    Manchetes Mundo 8 Fevereiro 2016i
    X
    08.02.2016 20:00
    Mais Vídeos