Links de Acesso

Caso Cassule/Kamulingue: General volta a faltar ao tribunal


"General Filó" continua em tratamento médico na África do Sul

A contrário do que se esperava, o tenente-general José Peres Afonso “Filó” não compareceu na audiência marcada para hoje, 24, no julgamento dos alegados responsáveis pelo desaparecimento e morte dos activistas Isaías Cassule e Alves Kamulingue.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:19 0:00
Faça o Download

Em tribunal compareceu, contudo, Alberto Santos que estava com Isaías Cassule no dia do rapto e que relatou o que viu nesse dia.

Aquando das investigações, a Direcção Nacional de Investigação Criminal(DNIC) deteve por mais de 100 dias Alberto Santos. Ele denunciou ter sido obrigado a acusar a Unita como estando na origem do desaparecimento dos activistas Cassule e Kamulingue.

A presença do "General Filó" é tida como importante para esclarecer alguns aspectos do caso, já que ele mesmo chegou a ser mencionado como um dos mandantes do rapto dos activistas.

O advogado dos familiares das vitimas David Mendes tinha anteriormente afirmado que "Filó" é "um declarante relevante por ter sido sempre citado como sendo o autor da ordem para acabar com Cassule”

O julgamento tinha sido adiado do passado dia 5 pela ausência do general que se encontra na África do Sul a receber tratamento médico.

Os advogados vão agora procurar esclarecer se o "General Filó" se pode ausentar do tratamento médico que está a receber na África do Sul

Recorde-se que estão a ser julgados nove presumíveis autores das mortes dos activistas Cassule e Kamulingue, em Maio de 2012 em Luanda.

XS
SM
MD
LG